sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Guerra dos sexos

Falar das diferenças biológicas e sociais entre homens e mulheres é um tema que surge frequentemente, normalmente associa-se as mulheres a serem mais emotivas e os homens mais objectivos.
Como a teoria de que as mulheres sofrem de incontinência verbal enquanto os homens... "coitados"...preferem viver diariamente com poucas palavras.
Encontrei um estudo...e olhem bem, para o que vos vou contar!
Cinco respostas a mitos e descobertas recentes. Tem explicações novas para factos conhecidos e correções de conceitos errados.


1- Mulheres falam mais que os homens? NÃO!

Pois é, esqueçam aquela história de que as mulheres são metralhadoras de palavras. Um estudo mostrou que a cota de palavras diárias dos dois sexos é basicamente a mesmo. Ok, as mulheres apresentaram um número ligeiramente maior: 16.215 palavras em 17 horas contra 15.669 palavras deles, o que, estatisticamente, não significa nada. A má notícia: o estereótipo de que mulheres são fofoqueiras e homens só falam de carro não está totalmente errado. A pesquisa confirmou que, de facto, mulheres tendem a falar mais sobre outras pessoas, enquanto homens preferem conversar sobre coisas mais concretas.

2- O homem trai mais que a mulher? SIM!

Os homens traem muito mais que as mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada, metade dos homens já traiu pelo menos uma vez durante o casamento. Já entre as mulheres, o índice médio de infidelidade ficou pelos 22%. E mais: os dois sexos traem por razões bem diferentes. Enquanto a rapaziada geralmente só quer descarregar a tesão e obter satisfação física, as mulheres costumam entrar de cabeça na relação, e envolver-se muito mais – o que significa que, quase sempre, elas acabam com um dos relacionamentos e dedicam-se àquele que mais satisfaz a sua necessidade afectiva.

3- O olfacto das mulheres é melhor que o dos homens? SIM!

Uma pesquisa revelou que as mulheres têm o olfacto mais apurado do que os homens. A pesquisa que levou a esse resultado não deve ter sido muito fácil para os voluntários (para mim não seria nada fácil, muito pelo contário). Homens e mulheres tinham de cheirar frascos com microgotas de suor misturadas com outras fragrâncias. Apenas duas das fragrâncias impediram as mulheres de sentir o cheiro de suor, no entanto 19 fragrâncias bloquearam os narizes masculinos. Os pesquisadores também concluíram que o odor dos homens é mais difícil de mascarar que o das mulheres, independentemente de quem cheira. Apenas um quinto das fragrâncias podem encobrir o odor do sexo masculino, mas metade dos perfumes escondem o feminino.

4- As mulheres são melhores com a linguagem? SIM!

Há mais de 40 anos que já existem pesquisas confirmando que as mulheres são superiores aos homens em relação às suas habilidades linguísticas, mas ninguém sabia ao certo a razão biológica para isso. Fim do mistério: uma pesquisa realizada com crianças de 9 a 15 anos revelou que a resposta está na forma como as palavras são processadas no cérebro. Ao realizar tarefas linguísticas, as meninas apresentaram atividade maior em áreas cerebrais envolvidas especificamente no processamento da linguagem, que decifra a informação de forma abstrata. Os meninos, por outro lado, activaram regiões ligadas à função visual e auditiva, dependendo da forma como as palavras eram apresentadas durante o exercício. Isso significa que o cérebro masculino tem um trabalho maior para processar as informações, já que precisam ser estimulados tanto visualmente quanto oralmente para obter uma compreensão completa do tema.
(diria que daqui também se pode tirar outro tipo de conclusão, mas essa não a vou contar aqui) :D

5- Os homens preferem os objectos e as mulheres as pessoas? SIM!

E isso vem do berço – e explica por que eles se dão melhor em matemática.

Que as mulheres entendem melhor de pessoas e os homens, de coisas, já se sabe. As mulheres são mais habilidosas para saber o que o outro está a sentir, enquanto eles têm mais jeito com objectos, ferramentas e sistemas mecânicos.
Estudos recentes mostram que essas características se manifestam desde os primeiros momentos da vida, colocando em xeque a teoria de que isso é condicionado pela sociedade. Desde que nascem, as meninas ficam mais tempo a olhar para rostos, enquanto os meninos concentram-se mais em coisas móveis. Esse tipo de predileção dá origem a outra diferença comprovada por centenas de estudos: a de que os homens têm mais habilidade para imaginar objetos tridimensionais e manipulá-los com a mente, o que é a essência do pensamento matemático abstracto.
(Ora aqui está algo que numa cadeira como LOO dá muito jeito, e isso reflecte-se pois eram uns 15 rapazes no exames e eu a única rapariga)

Sem comentários:

Enviar um comentário