terça-feira, 9 de junho de 2009

“Orquídeas ao cubo” no Parque Verde



"Estão espalhadas pelo mundo, do Brasil à China, passando por Madagáscar. Mas também as pode encontrar em Portugal. As orquídeas podem ser mais parecidas ou mais dissemelhantes. Contudo, todas têm características em comum.

Em Coimbra, orquídeas é no Orquidário – uma daquelas estruturas cúbicas que se podem ver no Parque Verde do Mondego e onde funciona uma espécie de estufa daquelas fascinantes flores. Quem “trata” do Orquidário é o Exploratório – Centro Ciência Viva, cujo novo edifício se situa justamente do outro lado do rio. Daí que uma visita completa inclua os dois espaços, (quase) ligados pela ponte pedonal Pedro e Inês. Depois, em apenas dez minutos, atravessa-se o leito e, sem se aperceber, chega-se ao “Orquídeas ao cubo”.

A família das orquídeas é das mais numerosas no mundo. “Quando falamos em orquídeas, falamos numa família, e como todas, esta é também muito numerosa”. Há, então, as que são mais parecidas, geneticamente mais semelhantes. “É assim como nós, que podemos ser mais parecidos com a mãe ou com o pai”. Depois, há aquelas que são completamente diferentes, pois são de parentesco já mais afastado.

Para ficar a conhecer melhor todas estas famílias, o Orquidário tem disponíveis actividades “para miúdos e graúdos”, desde puzzles a quadros com adivinhas. Para além disso, “Orquídeas ao cubo” deu origem a um concurso, intitulado “Darwin e as Orquídeas”. Trata-se de uma iniciativa do Exploratório Ciência Viva de Coimbra e do Diário das Beiras, no âmbito da comemoração dos 200 anos do seu nascimento e dos 150 anos da publicação da 1.ª edição da obra “Origem das espécies”.

Sabia que a baunilha
é uma orquídea?

A baunilha é obtida dos frutos da orquídea Vanilla Planifolia. É uma essência adocicada e aromática, bastante comum nas Américas, de onde é originária e é a única espécie de orquídea trepadeira existente no mundo. O seu nome deriva do espanhol vanilla, que significa “pequena vagem”, em alusão à forma do fruto. Baunilha também é o nome popular das orquídeas deste género. Actualmente, devido à sua produção depender da floração e frutificação da planta, a baunilha natural foi substituída por um aromatizante obtido artificialmente que simula o aroma da baunilha e é utilizado na indústria alimentar e outro tipo de produtos."(in Diário das Beiras)

2 comentários:

  1. Olá, qual é o nome dessa orquídea do post?
    Ganhei uma muito parecida com esta, apenas varia na coloração, pois a minha é mais rósea, e como é a minha primeira, não conheço muito, mas estou pesquisando...
    Poderias me informar? Ela é linda!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Olá Graci..

    Eu também não sabia o nome da minha orquídea, mas pesquisei e como sei que estas são das mais comuns não foi dificil encontrar o nome cientifico dela.. "cymbidium".
    Graci.. existem cerca de 25 mil espécies de orquideas portanto espero não ter errado ;)
    Existem vários sites na net em que te podes informar acerca do cultivo de orquideas.. Principalmente como cuidá-las pois necessitam de uns quantos cuidados especiais..Eu aprendi in loco e extingui uma quantas, bem bonitas por sinal! Acontece quando somos novatas na coisa..

    Qualquer coisa que eu possa ajudar..sempre disponível.

    ResponderEliminar