segunda-feira, 8 de junho de 2009

Tecnologia Militar


EUA: Exército vai testar bala controlada por rádio
O exército norte-americano desenvolveu uma arma que é capaz de disparar balas que podem mudar de direcção durante o percurso por controlo de rádio.

Ora diga-se que é pena que se gaste tanto dinheiro no desenvolvimento de tecnologia e de ciencia para matar pessoas, quando há tanto ainda para descobrir na âmbito da saúde!! É claro que tudo é importante..mas será que teremos que andar sempre um passo á frente de nós mesmo!? Ou será que é atrás... qualquer dia somos atingidos por uma bala que nem se quer se sabe muito bem de onde foi disparada, "Olhem..tiveram azar.. era para o vizinho do lado!". Se calhar os governos têm que repensar na sua estratégia e não andar para aí a apoiar na tecnologia militar qdo há tanto para fazer no campo da educação e da saúde. Enfim..

"A XM25, como é denominada a nova arma, pode ser uma solução para atingir alvos de difícil acesso, como soldados escondidos trincheiras ou um objecto atrás da parede. Os protótipos devem ser testados em breve no Iraque ou no Afeganistão e a previsão é que a versão final surja em 2012.
Na prática, o conceito é simples, mas algo complexo no funcionamento. De acordo com a New Scientist, que publicou uma nota explicativa sobre a tecnologia militar, a arma usa um dispositivo a laser para calcular a distância exacta do obstáculo. A partir dessa conta, o soldado pode adicionar ou subtrair até três metros de distância e assim fazer o disparo com explosão inteligente.

A detonação acontece via sinal de rádio que a arma envia a um microchip dentro da bala, que informa a distância precisa do alvo. O segredo também estará no transdutor magnético dentro da bala que, por meio do campo magnético da Terra, é capaz de gerar uma corrente alternada.

O exército norte-americano encara esta tecnologia como uma alternativa mais precisa e barata aos lançadores de granadas e às artilharias aéreas. E como forma de colocar menos civis em risco." (in Exame Informática)

1 comentário:

  1. Não sabia que te inteessavas por estas tematicas...

    Estou a ver que estás a elaborar uma lista de possíveis alvo a abater...

    ResponderEliminar