quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Nigerianas ameaçam parar de cozinhar para conseguir paz no sul do país

Hoje ia eu a conduzir e ouvi no rádio esta notícia..Ainda pensei que seria alguma brincadeira mas depois verifiquei que não se tratava disso..Assim que liguei o meu pc resolvi investigar, pois está claro!! E apresento-vos o que recolhi:

"As nigerianas da conflituosa região do delta do rio Níger, rica em petróleo, ameaçaram declarar greve na cozinha e parar de cozinhar para os homens, a menos que os problemas de desenvolvimento da região sejam solucionados urgentemente.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, as mulheres dos estados de Akwa Ibom, Bayelsa, Cross River, Delta, Edo e Rivers, todos produtores de petróleo, disseram que a anistia oferecida pelo aos grupos rebeldes da região não instaurará a paz, a não ser que seja apoiada por um desenvolvimento maciço.

As mulheres culparam a militância e a criminalidade no delta do Níger pela situação de abandono, pobreza, degradação ambiental e subdesenvolvimento da região.

"A anistia oferecida pelo Governo não tem potencial para resolver as causas básicas da agitação no delta do Níger. É simplesmente um nó corrediço amarrado ao pescoço da população regional", diz a nota.

"Cada arma entregue deve ser trocada por empregos, bolsas de estudos e outras formas de desenvolvimento. Caso contrário, as mulheres deixarão de lado suas 'armas de guerra': caçarolas, frigideiras, escumadeiras e sovadores", avisaram as nigerianas."

Ora nem mais minhas senhoras..cada uma luta com o que tem à mão, pelos interesses que mais lhe convem..Se este mundo fosse governado por mulheres seria muito mais calmo, sem dúvida! E não seria preciso a "Guerra da panela" ;)
A seguir, ouvi esta música.. Não sei porquê mas, foi como que se a notícia e a música se envolvessem!

Sem comentários:

Enviar um comentário